segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Calhetas Litoral Pernambucano


A Praia de Calhetas,
 Pernambuco, Brasil.




A praia de Calhetas em minha opinião foi uma das praias mais bonita que conheci no Estado de Pernambuco. Apesar de ser uma praia pequena, ela tem um cenário maravilhoso é realmente encantadora.
O mar é bem calmo com suas águas cristalinas é cercado pelos arrecifes, dizem que é um local muito procurado para o mergulho e para pesca submarina.
Calheta fica no Município de Cabo de Santo Agostinho,mais ou menos 43 km de Recife,com acesso pela BR 101 e pela PE60.
 Calhetas em tupi significa Pequena Enseada , um nome que já diz tudo. Diz a lenda que os primeiros a chegarem neste local  foram uma turminha juntamente com  um tal Espanhol chamado Vicente Yanez Pinzón no meiados de janeiro de 1500.
Dizem que o tal fulano escreveu em uma árvore que ali iria se chamar Cabo de Santa Maria de La Consolación. Só que em 1501 chegaram os Portugueses e queriam um nome mais aportuguesado e mudaram o nome para Cabo de Santo Agostinho que permanece até hoje: 

Se após 510 anos passados o local ainda é muito belo imaginem na época!  No local a um restaurante com uma boa infra-estrutura onde servem vários tipos de pratos petisco e tira gosto, tomando umas cervejas embaixo das sombras dos coqueiros e dos quiosques.

Seguem algumas fotos do local:

















quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Porto de Santos SP..wmv


Porto de Santos:

O Porto de Santos, está  localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. É também o porto de contêineres mais movimentado da América Latina. Ele apresenta grande diversidade de terminais de movimentação de cargas - granéis sólidos e líquidos e carga geral. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS.

 

História:

Já foi considerado o "Porto da Morte", no século XIX. Os navios evitavam atracar no porto formado por trapiches de madeira, com medo da febre amarela. A cidade alagada provocava morte e até a peste bubônica quase dizimou a população.
Hoje é o maior porto da América Latina. Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da CODESP, Companhia Docas do Estado de São Paulo - empresa do Governo Federal , vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República - busca diálogo com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, Santos, Guarujá e Cubatão.
No início do século XX as obras que levaram o porto a tornar-se salubre e a receber navios de todo o mundo fizeram com que o movimento se expandisse significativamente.
A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a escarpa conhecida por Serra do Mar . A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do Império, garantiu o afluxo de cargas, destinados ao comércio exterior. No período do império, o café de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em sua grande maioria saia do Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto de Santos, mas isso pós 1870.
O Porto de Santos ficou sob administração da CDS, Companhia Docas de Santos (concessionária privada que obteve a concessão ainda no Governo Imperial) durante 90 anos, de 1890 até 7 de novembro de 1980. O monumento feito aos idealizadores e construtores conta parte de sua história.
Distante cerca de 70 quilômetros da terceira maior cidade do mundo, a cidade de São Paulo, o porto é servido por duas ligações ferroviárias e duas estradas que ligam à capital e uma estrada para o sul do país.
Os distritos industriais da Grande São Paulo e o complexo industrial de Cubatão existem graças ao Porto de Santos. A Cosipa, Companhia Siderúrgica Paulista, ligada à siderúrgica USIMINAS, de Minas Gerais , também opera um porto privativo que utiliza o mesmo canal de tráfego de embarcações. É praticamente uma extensão particular do Porto de Santos, que é um porto estatal. Liderando o mercado nacional portuário, o Porto de Santos atende também vários países latino-americanos que fazem as cargas serem embarcadas e desembarcadas. O Porto de Santos ocupa, hoje, a 39ª posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parque Celso Daniel Santo André SP.


Jardins:                     

É através dos jardins que podemos amenizar nossa vida, tão cheia de altos e baixos, no contexto da civilização industrial.
Neles o homem pode entrar em contato com a natureza, respirar, meditar, observar uma flor um espaço tranqüilo; a juventude pode encontrar o esporte e a diversão.
Num jardim ordenado, com uma expressão própria, poderíamos nos encontrar e recuperar o tempo real das coisas, em oposição à velocidade ilusória ditada pela sociedade de consumo.

Roberto Burle Marx.

Aos moradores das cidades da região do ABCD, que não conhecem o Parque Celso Daniel em Santo André, eis aqui uma ótima dica de um local para passar uns momentos de descontração e laser juntamente com os familiares.
O parque é bem estruturado e muito bem cuidado.
 Área densamente arborizada contendo grandes diversidades de vegetais, para os amantes do  Cooper ou uma caminhada em um local agradável no meio de muito verde , área para fazer alongamento, um ótimo playground, pelo que pude observar é ótimo para a criançada , lago com diversa espécie de peixes, áreas
de múltiplo uso, quadra de areia e cimentada para prática de esportes, lanchonete, revistaria, vestiários e sanitários.
O parque fica na Avenida D. Pedro ll
Bairro Jardim.
Santo André SP.

Seguem algumas fotos do local:















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Praia-do-Tombo Agora também é Bandeira Azul.

Praia do Tombo no Guarujá Litoral Sul de São Paulo foi considerada a melhor praia paulista recebendo a honrosa premiação de bandeira azul.
Fotos postada por:Carlos Fortunato.




















































sábado, 22 de janeiro de 2011

Praia do Tombo Guarujá SP..wmv. Assista o vídeo.



GUARUJÁ
 No topo de um mastro recuperado na sucata da prefeitura do Guarujá, no litoral sul, uma bandeira que é hasteada desde a semana passada na Praia do Tombo é motivo de orgulho para seus frequentadores. É a “Blue Flag”, a bandeira azul concedida pela organização não-governamental dinamarquesa Foundation for Environmental Education a praias consideradas top em quesitos socioambientais.
Mais de 3.200 praias do mundo possuem a certificação. No Brasil, porém, Guarujá se une apenas a Jurerê Internacional, em Santa Catarina, que conseguiu o feito no ano passado.
Foram quatro anos de discussões e adaptações para a praia queridinha dos surfistas, que tem 800 metros de extensão, enfim conseguir a certificação. “Tivemos que cumprir 32 itens, mas o ponto de partida do Bandeira Azul é a qualidade do mar, o que a do Tombo já possuía”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Elio Lopes.
Os critérios para balneabilidade, segundo ele, são mais rígidos do que os da agência ambiental de São Paulo, a Cetesb. Para a obtenção do certificado, foram detectadas as ligações clandestinas e eliminado todo e qualquer esgoto da rede pluvial que desemboca na praia. Além disso, a água passou a ser submetida a análises duas vezes por dia.
O cumprimento dos índices de balneabilidade e de outras exigências do programa é vistoriado sem que a cidade seja avisada pela ONG Instituto Ambiental Ratones (IAR), de Santa Catarina, que coordena o Bandeira Azul no Brasil. As praias com Bandeira Azul precisam renovar a certificação anualmente. “Conseguir a Bandeira Azul é dificílimo, mas mantê-la é mais ainda. A parte da educação é a mais importante”, afirma o secretário.
Para isso, foi criado o Núcleo de Educação Ambiental, que funciona em um pequeno prédio no calçadão da orla. “Na semana passada, tivemos cursos para os ambulantes da praia sobre como manusear os alimentos com higiene”, conta Eloíza Prado, coordenadora do núcleo. O local também concentra algumas exigências da certificação: é lá que ficam os reagentes e relatórios das análises da água, os banheiros (incluindo o de deficientes), o bebedouro, o centro de informações turísticas, a câmera de monitoramento para a segurança e lixeiras para coleta seletiva de materiais recicláveis e óleo.
De acordo com Lopes, a adaptação da Praia do Tombo não custou muito aos cofres públicos. “Não tem como calcularmos exatamente quanto foi gasto, pois foram verbas de diferentes secretarias, mas foi pouco. Fizemos parcerias e usamos a criatividade”, diz ele, citando o mastro da bandeira recuperado da sucata e o acordo com quiosques da orla para que seus chuveiros pudessem ser usados por todos.
O que eles pedem
- Existência de recipientes para lixo em bom estado e de instalações sanitárias e chuveiros em número suficiente
- Normas relativas a cães e outros animais domésticos na praia devem ser obrigatórias
- Meios de transporte sustentáveis devem ser estimulados na área da praia
- Dispor de número adequado de salva-vidas
- Estar equipada para receber pessoas com necessidades especiais
- Policiamento na área da praia

Fonte do texto acima.
Rejane Lima.

estadão.com.br/planeta

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Praia do Guaiúba Sp nº2.wmv



Praia do Gaiúba:



A praia do Guaiúba se encaixa como uma das mais belas praias do Guarujá.
Ela fica um pouco escondida e rodeada de morros com muita vegetação, é uma praia de água límpida com pequenas ondas excelente para crianças.
A praia tem aproximadamente 700 metros de comprimento e com a maré baixa uns 60 metros de largura.
A segurança é ótima fica vários policiais fazendo ronda de um lado para o outro, estive lá três vezes com meus familiares todos adoraram o local.
Apesar de a praia ser muito calma, mas a o corpo de bombeiros com salva vidas.
Nos quiosques lá existente a vários tipos de cardápio e diferentes valores.
A Praia do Guaiúba fica mais ou menos quatro kilômetros do centro do Guarujá.

Como Chegar

Estando em Santos, pegar a balsa sentido Guarujá, assim que fizer a travessia você já estará na Avenida Adhemar de Barros, seguindo em frente entrar na Rua Manoel Albino e siga sempre em frente e essa mesma rua passará a chamar Avenida dos Caiçaras, quando chegar na Rotatória descer a direita na Av. Humberto Prieto Peres.

Abaixo seguem algumas fotos deste
Pequueno Paraíso.