sábado, 15 de dezembro de 2012

Praia dos Ossos, Búzios Rio de Janeiro.



Praia dos Ossos é uma das mais famosas praias do balneário de Armação dos Búzios, no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Seu nome vem do uso de suas areias para a extração de óleo e carne de baleias, atividade ali realizada durante o século XVII, que ao final deixava as areias do lugar coberta dos ossos dos animais. Algumas fontes, entretanto, afirmam que o nome vem de um genocídio ali cometido contra índios Tupinambás por conquistadores portugueses durante o século XVI, que transformaram as areias paradisíacas num cemitério a céu aberto.

'Ossos', como é conhecida pelos seus frequentadores e habitantes da cidade, é uma praia de enseada com 400m de extensão, de águas tranquila e azuis, areias brancas e finas, muito frequentada por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Sua fama se tornou nacional e mundial a partir de 1964, com a visita ao balneário da atriz francesa Brigitte Bardot, símbolo sexual do cinema na época, que ali se hospedou e teve sua visita acompanhada pela imprensa internacional.

A pequena praia, muito utilizada para pesca, passeios de escuna, prática de jet-ski, vela,windsurf e mergulho submarino em suas águas calmas, é recheada de residências de veraneio em sua orla arborizada, a maioria casas simples compradas de pescadores locais, mas de grande valorização pela sofisticação do lugar. No seu canto esquerdo, ergue-se a Igreja de Sant’anna, datada do século XVII e do lado direito, o Iate Clube Armação de Búzios.

Praia do ossos Búzios.
Praia dos ossos.
Praia dos ossos Búzios.