segunda-feira, 21 de março de 2011

São Vicente a 1ª Cidade do Brasil...

De acordo com os registros históricos a Primeira Cidade do Brasil é São Vicente no Estado de São Paulo.
Mas eu não estou aqui para discutir a história política do Município, mas para apresentá-la para o mundo e para os Brasileiros que não a conhecem.
São Vicente está a 75 kilômetros de São Paulo com acesso pelo sistema Anchieta e Imigrantes.

 A foto acima foi copiada de: [[Ficheiro:Montagem SV.jpg|thumb|Legenda]] .As demais são minhas.



Aqui tem uma vista da praia do Itararé, foto feita em novembro de 2010 do alto do  teleférico.
Teleférico da Praia de Itararé São Vicente Litoral Sul de São Paulo, dando acesso ao morro da Asa.
A vista panorâmica é simplesmente fantástica, pois do alto do morro da para observar a baia de Santos e São Vicente.

Foto feita do alto do Morro da Asa.Onde vemos um pouco da praia de Itararé e o Ilha Porchat Clube.
Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé está situada entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba.
Uma das mais belas vistas das praias de São Vicente pode ser apreciada do Memorial dos 500 anos, que fica no alto da Ilha Porchat. A vista do local não é o único atrativo. A plataforma, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem um design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas. O mirante aponta uma linha imaginária direto para uma das principais obras de Niemeyer, o Congresso Nacional, em Brasília.
Eis aqui o nosso Mestre executando o desenho do monumento 500 anos.

A vista aqui do alto realmente é fantástica, temos toda a visão da praia da biquinha, praia dos milionários, praia de itararé e uma boa parte das praias de santos.

 A Praia de Itararé é a maior e uma das mais agitadas praias de São Vicente, ela se transforma no principal local de concentração dos jovens durante o verão, principalmente por suas formações de ondas propícias à prática do surfe.

 Na orla da praia de Itararé existem 46 quiosques, que comercializam petiscos e bebidas aos frequentadores. No local, foi implementado um complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e o primeiro jardim de praia com árvores de Mata Atlântica do Brasil. Lá funciona o Teleférico, que leva turistas para o alto do Morro do Itararé, de onde saltam os praticantes de vôo livre. O pouso ocorre em uma área destinada também na orla do Itararé.

Este passeio é imperdivel, a vista que se tem tanto na ida quanto na volta é maravilhosa eu recomendo.


Eu sou de São Paulo, mas todos os meses vou até São Vicente, e quando quero respirar um ar puro faço este passeio que é uma verdadeira higiene mental.

Aqui já é a estação no alto do Morro do Voturuá ,você poderá fazer uma parada para conhecer o Clube do Vôo Livre Paulista você irá se encantar com a beleza deste lugar.

Aqui no alto temos um contato com a natureza maravilhoso, e podemos fazer belíssimas fotos.

Aqui estamos no alto do Morro do Voturuá, temos banheiros ( sanitários) lanchonete e o melhor de tudo uma vista previlegiada.

Do lado direito está o final da praia de Itararé, e do lado esquerdo a Cidade de Santos.

Do lado direito vemos os prédio da praia dos Milionários ao centro a Ilha Porchat, e a esquerda o ínicio da praia de Itararé.

O Teleférico de São Vicente, liga a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá, já se transformou em mais uma opção de lazer para a população e visitantes. Não há turista que visite a Cidade e não se interesse em realizar o passeio. É uma oportunidade de avistar paisagem de rara beleza, até então inédita da orla, porque antes da entrega do equipamento era privilégio apenas dos aficionados por asa-delta e paraglider, que utilizavam o pico do morro para suas decolagens.
     Independentemente da temporada, o Teleférico está sempre funcionando. A expectativa da Itararé Empreendimentos Turísticos é atender 20 mil usuários por mês. Um investimento de R$ 2,5 milhões foi feito no local. As 60 cadeiras duplas possuem travas e três circuitos de segurança foram instalados: um mecânico, um elétrico e outro eletrônico. O comando geral é feito por dois computadores de última geração.
    Foram instalados sanitários no Morro do Voturuá, onde além de um mirante, será construída uma lanchonete. O replantio de mudas já pode ser observado no local, de onde se avista toda a Praia do Itararé, a Ilha Porchat e parte da Praia do José Menino, em Santos. Seis torres de ferro sustentam o equipamento (cinco no Morro do Voturuá e uma na orla), atravessando 750 metros de extensão entre as duas bases de embarque e desembarque, chegando a uma altura de 180 metros.

    O Teleférico fica na Avenida Ayrton Senna, 500, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e aos domingos das 9 às 18 horas.
Bom agora Vou falar um pouquinho da Praia do Gonzaguinha.

A Praia do Gonzaguinha ou Praia da Biquinha  está próxima do Centro e de atrações históricas. É palco todos os anos da Encenação da Chegada de Martim Afonso de Sousa.

Com 800 m de extensão, a Praia do Gonzaguinha localiza-se em uma baía de águas calmas que fica entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários.
 A Praia do Gonzaguinha é muito utilizada por pessoas que praticam esportes tais como iatismo, jet-ski, wakeboard e Wind surf, freqüentados também por moradores do local.
  Na Praia do Gonzaguinha, encontram-se bancos e decks de madeira para acesso à areia, espaçoso verdes, quiosques com cobertura de piaçava ao longo do calçadão, possui também um píer de onde saem passeios diários de escuna pela baía, imediações, ilhas, bares, restaurantes e lojas.


Praia do Gonzaguinha São Vicente São Paulo.
Marco Padrão:
Inaugurado em 1933, o monumento é o marco de comemoração dos 400 anos da Fundação de São Vicente. Encontra-se dentro de uma ilhota no mar conhecida como Pedra do Mato. Foi oferecida pela colônia portuguesa de Santos e São Vicente. Localiza-se na Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.

Plataforma de Pesca de São Vicente.
Plataforma de Pesca de São Vicente Litoral Sul de São Paulo, aqui se reunem pescadores e muitos outros mentirosos. Rsrsrs brincadeira pessoal eu também faço parte dessa equipe, pois venho sempre pescar aqui.
Aqui é um ótimo local para passar horas com familiares e amigos batendo um papo tomando uma cervejinha, pegar peixe isso já é uma outra história.
Ao lado da Ponte Pênsil fica localizada a Plataforma de Pesca e Lazer, um deck onde moradores e pescadores podem apreciar a vista da Baía de São Vicente, observada pelo lado da Biquinha. A plataforma tem 700 metros e liga o Marco Padrão à Ponte Pênsil.

 
Primeira do gênero construída no Brasil, foi projetada por Saturnino de Brito (médico sanitarista que projetou os canais de Santos). Foi inaugurada em 21/05/1914 e tinha como objetivo conduzir o esgoto da cidade. De fama internacional, a Ponte Pênsil é um dos cartões-potal de São Vicente. Todo o seu material para construir a ponte é de origem alemã. É patrimônio histórico do país, tombado pelo CONDEPHAAT.


Ponte Pencil de São Vicente Litoral Sul de São Paulo.
Ponte Pencil de São Vicente Baixada Santista.


2 comentários:

  1. Eu sou apaixonado por este país é cada lugar de dar água na boca,fico em casa nada vou curtir essa beleza que Deus nos ofereceu sem cobrar nada,então amigos se me virem por aí curta comigo essa maravilha chamada planeta terra.É demais é ou não é? Abraço a todos do mundo e paz do criador aos corações aflitos angustiados paz paz paz.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonado por este país é cada lugar de dar água na boca,fico em casa nada vou curtir essa beleza que Deus nos ofereceu sem cobrar nada,então amigos se me virem por aí curta comigo essa maravilha chamada planeta terra.É demais é ou não é? Abraço a todos do mundo e paz do criador aos corações aflitos angustiados paz paz paz.

    ResponderExcluir