terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Escultura de Tomie Ohtake uma referência na cidade de Santos SP.


Por terra, é possível avistá-la em caminhada à beira-mar ou das janelas dos apartamentos da orla de Santos e São Vicente, além dos morros do José Menino, Santa Terezinha e Voturuá. Por mar, os passageiros e tripulantes dos navios também a apreciam. Vermelha, de forma abstrata, com 20m de comprimento, 15 de altura e dois de largura, a escultura a céu aberto da conceituada artista plástica Tomie Ohtake é uma referência na cidade.


Sob o olhar da artista, a escultura que instiga a curiosidade e desperta inúmeras interpretações de curiosos não tem significado nem nome, pois Tomie prefere a interpretação de cada um.


A obra de aço que aponta para o mar foi inaugurada há dois anos e meio, em junho de 2008 -, na extremidade do emissário submarino, no Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino), na presença do príncipe do Japão, Naruhito, que veio ao Brasil como representante da família imperial para as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa. A obra foi incluída no documentário sobre a vida de Tomie.


À noite também é possível apreciar o monumento integrado ao cenário da orla: em seu entorno há 32 refletores de 150 watts de potência cada, permitindo melhor visualização para quem está distante.
A escultura integra o parque projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake – filho da artista plástica, e inaugurado em 2009, no aniversário da cidade. No local, os visitantes contam com jardins, ampla área verde e eapaços de lazer e para prática esportiva. A vocação para o surf foi contemplada,tendo sido construida junto ao quebra-mar uma arquibancada para 600 pessoas com acesso ao mar ,torre de vigilância, sala para jurados e Museu do Seurfe.



 O local tem extensas áreas verdes ajardinadas, pista de Cooper, ciclovia, playground, pista de skate projetada para competições internacionais, equipamentos de ginástica ao ar livre, gibiteca, sanitários, bicicletário e um heliporto.




 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário