terça-feira, 3 de maio de 2011

O Queijo da Mironga:

Tive a felicidade de conhecer a Ilha de Marajó no Pará , Região Norte do Brasil e passando pela cidade de Soure com destino a Praia do Pesqueiro tive a curiosidade de conhecer uma fábrica de queijo de leite de Búfala muito conhecida na região, uma pequena estrutura mas muito bem organizada, gostei muito de conhecer os proprietários o pessoal é muito amável, Valeu apena ter desviado a minha rota e ter visto de perto como se fabrica o queijo de leite de búfala, ter degustado e por sinal é muito saboroso, estou postantado fotos e comentários do local, mas isto não é propaganda, estou comentando por ser mais um local muito interessante da Ilha de Marajó no nosso querido País.


Bastante consumido em toda a ilha e em Belém, o queijo do Marajó começou a ser produzido pelas famílias dos fazendeiros descendentes de portugueses e franceses.

 No início, o leite usado era o de vaca, mas com a criação e a adaptação do búfalo ao arquipélago, aos poucos o leite de vaca foi sendo substituído pelo leite de búfala.


Hoje, o queijo do Marajó é produzido é no mínimo de 40% de leite de búfala, mas em algumas épocas do ano o percentual chega a 100%.
 O leite de búfala é sempre o preferido pelos produtores e consumidores pois, além de ter um baixo índice de colesterol, tem mais sais minerais e mais proteínas.
 
Em todo o arquipélago há cerca de 20 pequenos produtores de queijo do Marajó, número que pode chegar a 100 se considerarmos os micros-produtores, que trabalham de forma totalmente artesanal.


 Casa da Fazenda Mironga.

 O jovem de camisa branca é o pecuarista Auguto Gouveia Junior, representante da Queijo Mironga, na cidade de Soure Ilha de Marajó, Pará Brasil.
Fazenda Mironga Ilha de Marajó Pará Brasil.
Chifres de búfalos em exposição na sede da fazenda Mironga, Soure Ilha de Maajó Brasil.
Da esquerda para a direita.
1° Murrah
Raça de animais com conformação média e compacta. Apresentam cabeças leves e chifres curtos, espiralados, enrodilhando-se em anéis na altura do crânio. São animais profundos e de boa capacidade digestiva, elementos muito importantes para as produtoras leiteiras.
2° Mediterrâneo
Os animais da raça mediterrânea apresentam porte médio e são medianamente compactos. De origem italiana, é uma raça de dupla aptidão, embora os mediterrâneos brasileiros tenham mais aptidão para o corte.
3° Jafarabadi
Padrão da raça Jafarabadi no Brasil.

1. CABEÇA:
a. Fronto-nasal: perfil craniano ultraconvexo e chanfro de retilíneo a sub-convexo.
b. Chifres: longos, fortes e grossos, de seção ovalada ou triangular, dirigidos para trás e para baixo, com curvatura final para cima e para dentro, em harmonia com o perfil craniano.
c. Olhos: profundos, elípticos, límpidos e pretos.
d. Orelhas: tamanho médio, com direção horizontal, dirigidas por cima dos chifres.
4° Carabao
Conhecido como o "trator do oriente". No Brasil, a maior população desta raça está concentrada na Ilha de Marajó, no estado do Pará. É a única raça adaptada às regiões pantanosas e, por isto, apresentando pelagem mais clara. Também é conhecido por sua dupla aptidão, produzindo carne e sendo excelente para tração. Originá rio da Indochina, tem a cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, e porte médio.


Foto feita na fazenda Mironga Soure ilha de Marajó Região Norte do Brasil.
Fazenda Mironga Soure Ilha de Marajó Estado do Pará Brasil.


Viveiro de mudas frutíferas e plantas medicinais da Fazenda Mironga, Ilha de marajó Pará Brasil.

Quintal da Fazenda Mironga, um pedacinho do Paraíso.





5 comentários:

  1. temos tantos lugares lindos, nesse nosso imenso país que não precisamos sair dele.sou paraense e não conheço essa região de perto.elisa

    ResponderExcluir
  2. Família Carvalho Dias de Abaetetuba/PA também visitou a Ilha de Marajó, e esteve na Fazenda e Laticínio Mironga. Onde degustou do delicioso queijo do leite da búfala e apreciou a natureza e o distinto tratamento dos proprietários.
    Recomendamos à todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a natureza deste lugar é tudo de bom..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Lugar lindo, produtos incríveis, família acolhedora!

      Excluir
  4. Lugar, produtos e pessoas maravilhosas!!

    ResponderExcluir