quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Baía do Guajará:
Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém. Foi formada pelo encontro da foz do Rio Guamá com a foz do Rio Acará.


O Círio fluvial:
Como parte das comemorações do Círio de Nazaré, um procissão fluvial ocorre sobre as águas da Baía do Guajará todos anos. Criada em 1985, a romaria proporciona aos ribeirinhos, pescadores e navegantes da baía, uma oportunidade de homenagear a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré.
Saindo do porto de Icoaraci, centenas de embarcações acompanham o barco que leva a imagem da santa até o porto de Belém, em um percurso que dura aproximadamente 5 horas. Durante todo o trajeto a santa recebe homenagens dos fiéis e diversas salvas de fogos.


Pontos turísticos:
O turismo é, atualmente, a atividade econômica mais importante da região. As margens da Baía do Guajará oferecem diversas opções, de passeios históricos a recantos de beleza natural.


Ver-o-Peso
As chamadas Casas do Ver-o-Peso foram criadas no Brasil em 1614, no Rio de Janeiro para aferir exatamente o peso de qualquer mercadoria e cobrar sobre ele o imposto devido. A casa do Ver-o-Peso de Belém foi erguida em 1625 para o mesmo propósito e foi extinta em 1839. Anos depois, após diversas transformações no local, foi criado o Mercado de Ferro e em volta dele se desenvolveu a maior feira livre da cidade.
O prédio foi construído pela empresa La Rocque Pinto & Cia., vencedora de uma concorrência pública em 1897, possui uma área de 1.197 m² na forma de um dodecágono. O peso estimado da estrutura é de 1.133.389[2] toneladas e a estrutura metálica é de zinco veille-montaine.


Fontes:Wikipédia a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário