domingo, 15 de julho de 2012

Jardim Botânico de Curitiba

Marca registrada de Curitiba e um dos pontos mais visitados pelos turistas e também pelos moradores de Curitiba e Região. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.


A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.

O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.



O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense.
Localiza-se no bairro Jardim Botânico. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Múndi. 


Hoje, o museu possui cerca de 330 mil exsicatas – plantas secas preparadas para coleção botânica – além de coleção de amostras de madeiras e frutos. Com esse rico material de pesquisa botânica o Museu Municipal de Curitiba é considerado um dos maiores herbários do Brasil e o maior do Estado do Paraná.

Área para prática de exercícios físicos

O Jardim Botânico conta com um espaço apropriado para alongamento, com placas de orientação para ginástica e pista iluminada para caminhada ao redor do bosque.













Nenhum comentário:

Postar um comentário