sábado, 15 de janeiro de 2011

Filme e fotos baia do guajará Belem do Pará..wmv

Agradeço muito ao meu sobrinho Edson,pois foi atravéz dele que tive a oportunidade de conhecer Belém e Ilha de Marajó.Muito obrigado e um grande abraço.



Ver-o-Peso:


O complexo do mercado ver-o-peso em Belém do Pará é considerado a maior feira livre da América Latina. Foi construído em 1665, tem prédios históricos e é a mais importante atração turística de Belém.

É um prato cheio de novidades, cores, aromas e sabores para todos que curtem a gastronomia.

O local é divertido, muito diferente da região Sul ,Sudeste  e Nordeste do Brasil,eu e meu sobrinho Edson, tiramos muitas fotos e fizemos alguns pequenos  vídeos.

Mas tudo sobre tensão, pois o local não é nada agradável, cheira muito mau e aparentemente parece ser muito perigoso.

Veja bem não quero desestimular ninguém a deixar de  conhecer o mercado que é muito legal, mas tem que haver  muita precaução.

DEIXO AQUI O MEU PROTESTO!!!!!!!!

 Até quando as autoridades competente irão deixar uma das maiores atrações turísticas da região norte  Brasil desta maneira muito perigosa...Fedorenta...Com muito lixo espalhado pelo chão.

Muitos restos de peixe apodrecendo,urubus a rondar e trombadinha á espreita.
 
O ver-o-peso vende de tudo: verduras e frutas variadíssimas, farinhas de todos os tipos, camarões e peixes secos, artesanato, remédios naturais, ervas e mandingas, animais vivos e mortos, temperos típicos como o tucupi, feijões, favas e grãos e etc. Ainda há no complexo o mercado de peixes .
O mercado do açaí e muitas barracas onde podemos provar ali mesmo os produtos e pratos locais como o açaí com peixe frito, o tatacá, etc e tomar ótimos sucos  de frutas locais.
"O mercado é até bem organizado" e separado tipo assim área de alimentação todas as barracas ficam perto uma das outras,local de farinha é só farinha, área de lembrancinhas e assim por diante.
Forte do Presépio:
O Forte do Presépio está na origem da fundação de Belém e da colonização portuguesa da Amazônia, no século XVII. Através do circuito expositivo é possível fazer o acompanhamento dos processos culturais, sociais e militares nos quais o Forte e sua área de entorno estão imersos.
No espaço denominado "Sítio Histórico de Fundação da Cidade" estão expostos os vestígios arquitetônicos da época da fundação do forte, como os canhões de diversos períodos. Já no Museu do Encontro, na sala "Guaimiaba", a exposição reúne objetos em cerâmica tapajônica e marajoara, além de fragmentos de cerâmica e porcelana, balas, moedas e etc.



O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém localiza-se na baía do Guajará, na ponta de Maúri, à margem direita da foz do rio Guamá, dominando a entrada do porto e o canal de navegação que costeia a ilha das Onças, atual cidade de Belém, no Estado do Pará, no Brasil. O forte é um marco da fundação da cidade de Belém.

Atualmente, nas instalações do Forte do Presépio, o Museu do Encontro conta um pouco do início da colonização portuguesa na Amazônia. Exibe também peças de cerâmica marajoara e objetos indígenas. No interior de suas muralhas ficam expostos antigos canhões e munição.

Casa das onze Janelas:
A Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas é um edifício histórico da cidade brasileira Belém do Pará. Trata-se de um ponto turístico da cidade de Belém, contruída no século XVIII, por um rico senhor do engenho chamado Domingos da Costa Barcelar, afim de ser sua mansão.

Em 1768, tornou-se um hospital militar graças ao governo do Grão-Pará (Atual Belém). A partir de 1870, a casa teve funções militares, até 2001, quando foi comprado pelo governo de Almir Gabriel para servir como ponto turístico. Hoje a casa é um dos maiores pontos turísticos do estado do Pará. no local, funciona um restaurante.

A área externa da casa, entitulada feliz lusitânia serve como jardim, para comercialização de objetos históricos, praça, palco para apresentações culturais e shows. O ponto encontra-se na na Praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário